Não é apenas a fase do vestibular e da escolha do curso que costuma deixar os estudantes apreensivos. O ingresso no mercado de trabalho também é um momento que pode causar certa ansiedade em algumas pessoas.

Desse modo, após a formatura todo profissional precisa ficar atento à preparação que envolve o início de carreira, essencialmente quando chegar o período de entrevistas. Afinal, você já sabe o que falar em uma entrevista de emprego?

Em vista disso, com o objetivo de auxiliar os profissionais que estão no período inicial de carreira, preparamos um conteúdo abordando temas como o que falar em uma entrevista de primeiro emprego, o que não fazer, dicas de vestimenta e muito mais. Boa leitura!

O que fazer antes da entrevista? 

Ao agendar uma entrevista de emprego em uma empresa, é fundamental que você trace um planejamento de preparação, buscando se antecipar com as possíveis situações que serão dispostas durante a entrevista.

Confira agora algumas dicas de preparação profissional para aqueles que serão entrevistados.

Pesquise muito sobre a empresa

Nenhuma agência contrata funcionários que não sabem ao menos as informações básicas sobre a empresa em questão. Por esse motivo, é fundamental coletar o máximo de informações possível acerca da companhia que organizará o processo seletivo.

Como vivemos em um mundo extremamente conectado e de fácil acesso às informações, essa pesquisa pode ser feita pela internet mesmo, buscando dados como:

  • perfil geral dos empregados que compõem a empresa;
  • perfil da empresa perante o mercado de trabalho;
  • principais ramos de atuação;
  • valores propagados pela companhia (muitas vezes encontrado no próprio site da empresa, na aba “nossa missão“);
  • metodologias de trabalho adotadas no dia a dia.

Em posse dessas informações, você, sem dúvidas, chegará para a entrevista mais preparado e, ao demonstrar (de forma natural) que sabe sobre a empresa em questão, o entrevistador muito provavelmente perceberá seu interesse pela vaga.

Com isso, é possível evitar surpresas indesejadas durante o processo seletivo, as quais podem ser decisivas na hora de definir qual será o candidato contratado.

Confirme o local da entrevista

É muito comum o processo seletivo ser fora das dependências da firma, isso porque há possibilidades da entrevista ser agendada por uma empresa de Recursos Humanos (RH), especializada em contratação.

Por isso, é fundamental confirmar qual será o local correto da entrevista, evitando assim atrasos e surpresas desagradáveis durante o deslocamento.

Converse com pessoas que conhecem a empresa

Outra coisa interessante de ser feita antes da entrevista é procurar conversar com pessoas que trabalham/trabalhavam no local que realizará o processo seletivo, o que pode facilitar e muito a preparação para a entrevista (principalmente sobre dicas acerca do processo seletivo e informações sobre a própria empresa).

O que falar durante a entrevista? 

Não há um escopo muito bem definido sobre a fala perfeita durante a entrevista. O que é estritamente aconselhável é ficar muito atento ao que é solicitado pelo entrevistador.

Exemplificando, se pedirem para você falar brevemente sobre sua formação acadêmica, o ideal é reunir os principais fatos de forma simplificada e objetiva, até porque a palavra mencionada foi “brevemente”.

Contudo, se o entrevistador pedir para você detalhar sua formação acadêmica, aí sim é viável você estender um pouco mais a fala para dar então os detalhes da faculdade, matérias cursadas, duração do curso etc.

Sendo assim, esse raciocínio de ficar atento ao que é pedido e moldar a resposta com base nisso vale também para qualquer outro assunto, como falar sobre outras experiências de trabalho, objetivos profissionais, expectativas, informações pessoais, entre outros.

aperto de mão entrevista de emprego

O que falar em uma entrevista de primeiro emprego? 

Já para aqueles que vão encarar uma entrevista de primeiro emprego há um outro importante detalhe que precisa ser mencionado. Por se tratar de um profissional em início de carreira e que naturalmente não tem experiência na área, é fundamental demonstrar para o entrevistador vontade de aprender e flexibilidade para superar novos desafios.

Desse modo, quando bem empregadas, frases como “estou disposto a aprender” e “gosto de novos desafios” são bem vistas em uma entrevista de primeiro emprego.

O que não falar em uma entrevista de emprego? 

Existem assuntos e falas que, seja qual for o perfil da empresa, não são aconselháveis de serem tratados durante uma entrevista.

Por isso, é bom evitar:

  • posicionamento político, até porque esse assunto não é o foco da conversa, tampouco é importante para a empresa;
  • expressões consideradas como gírias e linguagem figurada;
  • termos preconceituosos;
  • ocultar/inventar informações sobre perfil profissional e experiências passadas;
  • detalhar demais a vida pessoal, passando informações completamente irrelevantes para a ocasião.

Erros mais comuns em uma entrevista de emprego

Separamos agora uma lista com os principais erros cometidos durante um processo de seleção de vagas para o mercado de trabalho, confira:

  • usar vestimenta inapropriada;
  • dar informações conflitantes e imprecisas;
  • manter postura inadequada durante a entrevista (como falta de atenção e celular tocando/vibrando);
  • falar demasiadamente.

Como devo me vestir?

Uma dica legal para ser seguida quanto à roupa para a entrevista é procurar se vestir no mesmo estilo que os funcionários daquela empresa estão habituados no ambiente de trabalho.

Dessa forma, o entrevistador ao menos visualmente perceberá que você pode ser também um funcionário daquela empresa.

Se você não conhecer ninguém que trabalha na empresa, o ideal é você entender se a companhia preza por um comportamento mais formal ou informal. Assim ficará mais fácil de decidir sua roupa!

Portanto, agora que você já sabe o que falar em uma entrevista de emprego, bem como os principais erros cometidos por candidatos, podemos concluir que essa fase da vida profissional é um desafio totalmente alcançável.

Vale relembrar ainda a importância de realizar uma pesquisa sobre a empresa antes da entrevista, demonstrando, assim, comprometimento e interesse pela vaga.

Gostou de ler sobre dicas para entrevista de emprego? Então leia também, em mais um de nossos posts, o que colocar no currículo!

SEO Title: Orientu | Veja o que falar em uma entrevista de emprego!

Meta Description: Saiba o que deve ser falado em uma entrevista de emprego, o que preferencialmente deve ser evitado, dicas de preparação e muito mais!

Você pode gostar também