Considerada como área bastante promissora, principalmente devido ao constante crescimento do acesso às mídias digitais pela população em geral, o ramo de Gestão de Marketingvem atraindo a atenção de cada vez mais estudantes.

Setor que desponta como essencial para a sobrevivência de qualquer empreendimento em tempos em que a interatividade/conectividade faz parte do nosso dia a dia, a Gestão de Marketing atualmente é um setor muito bem visto pelo mercado de trabalho, o qual oferece variadas oportunidades para seus profissionais.

Afinal: você já sabe o que é Gestão de Marketing, o que é estudado e as principais possibilidades de carreira? Continue a leitura para descobrir!

O que é Gestão de Marketing?

Antes de conceituarmos a Gestão de Marketing, vale destacar inicialmente o que significa marketing e quais são seus principais objetivos.

Marketing nada mais é do que um conjunto de estratégias adotadas por uma empresa que visa divulgar/publicar seus produtos e serviços. Além disso, o marketing engloba estudos acerca do perfil do público-alvo da empresa, bem como as características do mercado concorrente.

Em outras palavras, as práticas de marketing trabalham com a metodologia de gerar e atrair clientes para uma empresa, de modo que ela sempre tenha seus produtos/serviços muito bem credibilizados no mercado.

a Gestão de Marketing implica nas práticas que administram e gerenciam o modelo de marketing do empreendimento, ou seja, é a forma com que o marketing é coordenado dentro de um negócio, desde o planejamento inicial até a avaliação dos resultados obtidos após as campanhas.

gestão de marketing

Gestão estratégica de marketing

Em relação à gestão estratégica de marketing, podemos destacar atividades que englobam:

  • diagnóstico (identificação do ambiente e as possibilidades de manobra);
  • análise de viabilidade (balanço realizado que indica se o modelo de trabalho a ser adotado será efetivo para a realidade do empreendimento);
  • tomada de decisão (execução do trabalho baseado nos estudos já realizados);
  • estruturação (fase em que processos de adaptação são implementados conforme os resultados iniciais são obtidos);
  • acompanhamento (avaliação constante dos resultados e aplicação de fluxos de trabalho que visam manter a efetividade das atividades desempenhadas).

Gestão de marketing digital

A internet, sem dúvida, modificou drasticamente esse setor, já que a partir dela criou-se a possibilidade de intensificar consideravelmente um marketing a nível digital.

Ou seja, se antes as atividades de marketing se concentravam basicamente em rádios, outdoors, propagandas na televisão, jornais, revistas e telefonia em geral, agora com o acesso à internet por grande parte da população são as mídias digitais que dominam as práticas de marketing.

Em vista disso, a gestão de marketing digital reúne medidas como:

  • gerenciamento de redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube etc.) de um empreendimento;
  • estudos sobre o perfil digital dos consumidores da empresa, tal como a identificação das principais redes sociais utilizadas;
  • aplicação de estratégias de publicações digitais, seja em um blog corporativo, seja em disparos por e-mail;
  • análise da credibilidade dos produtos e serviços da empresa no mundo digital;
  • criação de canais de comunicação personalizados, com o objetivo de elevar a confiabilidade do consumidor e estreitar a relação empresa/cliente.

Outro ponto extremamente importante acerca da gestão de marketing digital é a forma como o empreendimento se comunica com os seus clientes.

Isso porque, como vivemos em um tempo em que absolutamente todos os meios de comunicação tendem a simplificar e desburocratizar o acesso às informações, é essencial que as empresas também caminhem nesse sentido, ou seja, criar meios de comunicação cada vez mais próximos e personalizados para seus clientes.

É nesse contexto que a equipe de marketing digital se encaixa, a qual tem como objetivo garantir o cenário descrito acima por meio das práticas de gestão e gerenciamento.

Quais são as funções?

Acerca das funções, fazem parte das responsabilidades de um profissional de marketing:

  • entender o ambiente de negócios (tanto acerca de questões comerciais quanto sociais) em que a empresa está inserida;
  • executar estratégias de marketing que visam captar e reter clientes;
  • gerenciar as redes sociais e quaisquer outros canais de comunicação da empresa;
  • garantir que a maneira com que a empresa se comunica com os consumidores seja compatível com as expectativas geradas pelo cliente.

Todas as funções acima são muito relevantes para um profissional da área de marketing, contudo, há outra que precisa ser mais enfatizada: a leitura da realidade.

Desse modo, é fundamental que o setor de marketing de uma empresa seja capaz de identificar com clareza as atuais discussões presentes na sociedade. Isso faz com que as estratégias de marketing adotadas sejam compatíveis com a realidade da sociedade, demonstrando assim que a empresa está atenta aos atuais cenários.

Mercado de trabalho 

Como já mencionamos acima, o mercado de trabalho para o profissional de marketing é favorecido com o aumento do alcance das mídias digitais. Em outras palavras, ele tende a crescer exponencialmente com o passar dos anos, já que cada vez mais empresas buscarão expandir suas marcas, produtos e serviços.

Falando especificamente do Brasil, atualmente os profissionais de marketing são contratados por empresas dos mais variados ramos, desde pequenos estabelecimentos comerciais, até grandes montadoras de veículos.

Com isso, as características do mercado de trabalho dessa área são baseadas na pluralidade, o que representa em variadas possibilidades de emprego e desafios para os profissionais desse setor.

Carreira 

Em relação às possibilidades de carreira, os profissionais do marketing que atualmente são mais valorizados são os que dominam as práticas e estratégias de marketing digital.

Sobre os campos de atuação, esse profissional pode trabalhar em uma empresa privada que visa expandir seus negócios e captar novos clientes. Além disso, vale destacar as possibilidades da abertura do próprio negócio, desempenhando assim atividades de consultoria em marketing para diversos tipos de negócios.

Sendo assim, percebemos com muita clareza o quão importantes as práticas de gestão de marketing são para a sobrevivência de uma empresa. Cabe enfatizar ainda que os estudantes que desejam ingressar nesse curso precisam obrigatoriamente ser bons comunicadores e gostar de tecnologia.

Agora que você já sabe o que é a Gestão de Marketing e quais os campos de atuação, veja também quais são as melhores faculdades para se formar!

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