O final do Ensino Médio se aproxima, dando indícios de que chegou a hora de decidir qual curso fazer. Se o seu maior medo é optar por uma área distante das promessas do mercado de trabalho e, consequentemente, de um bom emprego, a Administração Financeira pode ser a opção ideal para você.

Por ser uma área muito abrangente, há inúmeras possibilidades de atuação. Quer entender melhor sobre o que estamos falando? Dê uma olhada neste post. Descreveremos mais sobre a área, seus objetivos, mercado de trabalho, carreiras do administrador e onde estudar. Acompanhe!

O que é Administração Financeira?

Essa é uma das áreas de estudo mais importantes da Administração. O conceito de Administração Financeira pode ser definido como o gerenciamento dos recursos financeiros de um negócio.

Empresas e organizações bem gerenciadas se desenvolvem melhor, conseguem recursos mais facilmente, desperdiçam menos e cuidam das suas finanças de maneira mais responsável.

Objetivo da Administração Financeira

Em síntese, a Administração Financeira é a área da Administração que garante aos proprietários de um negócio a maximização dos seus resultados. Ou seja, que ganhem dinheiro com as suas empresas!

Para que isso seja possível, seus recursos precisam ser bem gerenciados. Sendo assim, o objetivo da Administração Financeira é planejar e controlar cada centavo disponível para que as empresas possam sobreviver e se destacar no mercado.

O que faz a Administração Financeira?

Os administradores financeiros estudam para promover melhorias na gestão financeira das empresas. Toda empresa lida com investimentos, fluxo de caixa, balanço patrimonial e outras práticas que asseguram o equilíbrio de suas finanças e a sua sustentabilidade no mercado.

O papel desse profissional é garantir que os recursos sejam utilizados da melhor forma, respeitando o que diz a lei e permitindo que as empresas sejam lucrativas e rentáveis.

Fazem parte das suas atividades:

  • controlar o estoque e acompanhar o volume de vendas com o objetivo de melhorar o planejamento dos investimentos;
  • realizar conciliações bancárias para controlar o fluxo de caixa e evitar desperdícios;
  • definir preços e custos, mantendo o equilíbrio entre vendas e investimentos;
  • planejar todas as ações da empresa que envolvam finanças, entre outras.
calculadora administração financeira

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para quem se forma em Administração pode revelar boas surpresas. Isso porque toda empresa precisa ser bem administrada, independentemente do segmento de atuação. É aí que entra a Administração Financeira.

O futuro administrador financeiro encontra oportunidades em praticamente todos os segmentos e áreas, comércio ou indústrias. Além disso, adquire o conhecimento necessário para abrir e administrar a própria empresa.

Para driblar a concorrência e se posicionar melhor dentro de um mercado tão competitivo, o segredo é nunca parar de estudar. O investimento em cursos de pós-graduação em outras áreas de interesse é essencial para dar destaque ao currículo e garantir a qualificação profissional.

A carreira em Administração Financeira

Por ser uma área tão democrática, a carreira em Administração Financeira pode e deve ser construída ainda nos primeiros anos do curso.

A base para uma atuação de excelência já começa a ser erguida na graduação em Administração, na qual o estudante tem acesso a várias disciplinas, como:

  • Antropologia, Psicologia e Sociologia;
  • Contabilidade e Estatística;
  • Direito Empresarial;
  • Empreendedorismo;
  • Marketing e Recursos Humanos;
  • Matemática Financeira;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos;
  • Tecnologia e Inovação.

Essas e outras matérias vão compor a grade que pode levar o acadêmico a atuar no setor público, privado ou, ainda, abrir a própria empresa.

Para identificar as melhores oportunidades de carreira, é importante investir nas atividades extracurriculares promovidas pela instituição de ensino em que vai estudar ou relacionadas às áreas de atuação que pretende seguir.

Por exemplo, se há interesse em trabalhar com tecnologia em um time que atua na criação de um aplicativo, frequentar eventos sobre startups e inovação pode ser uma ótima oportunidade de estabelecer uma rede de contatos e ter novas ideias.

Já para quem deseja construir uma carreira sólida em uma empresa privada, grandes corporações abrem as portas para os estudantes e recém-formados nos programas de estágio e trainee.

Para saber como participar, é importante acessar o site de organizações como bancos e multinacionais e ficar de olho nas oportunidades.

Vale lembrar que aqueles que ainda não se decidiram sobre o ramo de atuação — ou não têm certeza se querem seguir pelo caminho da Administração Financeira —, também podem aproveitar as oportunidades de estágio para conhecer mais sobre o mercado e construir uma rede de contatos valiosa.

Destacamos, ainda, o ramo de pesquisa. Quem deseja se tornar um pesquisador ou professor de Ensino Superior em Administração Financeira deve manter o foco no mestrado e no doutorado.

Para facilitar a entrada nesses programas, é necessário se dedicar à pesquisa acadêmica ainda durante a graduação.

Por exemplo, é interessante participar de um projeto sobre a análise orçamentária de uma cidade durante a faculdade para que, no mestrado, seja possível aprofundar em questões relacionadas aos resultados obtidos.

Onde estudar Administração

Não é difícil encontrar uma instituição que ofereça o curso de Administração, permitindo que o estudante se dedique a projetos relacionados à Administração Financeira. São mais de mil oportunidades espalhadas pelo Brasil.

Com tantas ofertas, é importante verificar se o curso é autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) antes de escolher onde iniciar a faculdade.

Sem esse reconhecimento, o profissional pode ser impedido de exercer a função de administrador financeiro, assumir um cargo público ou cursar uma pós-graduação. Ou seja, o diploma perde a validade.

Para descobrir se está tudo certo com a instituição em que deseja estudar, basta consultar o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, também chamado de Cadastro e-MEC.

Facilitamos o seu processo de escolha separando, em ordem alfabética, uma lista com as dez melhores faculdades para estudar Administração. São elas:

  • Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas do RJ;
  • Escola de Administração de Empresas de São Paulo;
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;
  • Universidade de Brasília;
  • Universidade de São Paulo;
  • Universidade Federal da Bahia;
  • Universidade Federal de Minas Gerais;
  • Universidade Federal do Paraná;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Gostou de saber mais detalhes sobre a área de Administração Financeira? Esperamos que as informações deste material possam apoiar o processo de escolha da sua carreira.

Ainda está em dúvida sobre o seu futuro? Veja como o teste vocacional pode ajudar.

Você pode gostar também