Descobrir que profissão seguir é uma das decisões mais importantes da vida de uma pessoa. Escolher a carreira certa para o que você gosta de fazer e deseja para o futuro é a porta de entrada para o sucesso e realização pessoal.

Se você está com dúvidas e busca dicas valiosas sobre qual profissão seguir, veio ao lugar certo. Neste artigo reunimos um conteúdo que vai ajudar você nessa missão. Continue a leitura e fique por dentro das nossas dicas!

Como escolher a profissão?

Para muita gente, escolher que profissão seguir é uma tarefa complicada. Pensar no curso ideal para um futuro confortável é realmente uma decisão importante e a possibilidade de fazer a escolha errada pode dificultar esse processo.

Certamente, alguns dos seus colegas de classe já têm certeza do que cursar, mas não se desespere se você não souber que caminho seguir. Antes de tomar qualquer decisão importante, reserve um tempo para você

Reflita sobre o tipo de ambiente de trabalho em que você deseja estar e o que realmente gostaria de fazer profissionalmente. Crie uma lista com tudo o que você gosta ou já pensou em estudar para ajudar no processo de escolha. Você pode elencar tópicos como:

  • decoração;
  • desenho;
  • design;
  • esportes;
  • leitura;
  • medicina;
  • moda;
  • negócios;
  • pesquisa;
  • redação;
  • tecnologia.

Os seus principais interesses vão ser o pontapé inicial para que você comece a pesquisar sobre as possíveis carreiras que pode seguir. Se ainda assim você não conseguir pensar em nada, pode ser hora de fazer um teste vocacional.

Dicas para descobrir qual profissão seguir

Realizar um teste vocacional pode ser muito útil na hora de conhecer as possíveis carreiras. Geralmente esses testes têm como base informações sobre pessoas que já têm carreiras consolidadas e focam em temas relacionados à personalidade do estudante.

O resultado da personalidade é combinado com as possíveis carreiras, e no geral, as chances de dar acerto são altas. O teste vocacional é um ótimo recurso para aqueles que ainda não têm a mínima ideia de que profissão seguir.

Depois de descobrir quais são as carreiras que têm mais relação com o seu perfil, é hora de saber um pouco mais sobre elas. Você pode começar pelos sites das instituições em que deseja estudar, olhando as disciplinas que serão cursadas e os tipos de trabalho que o pessoal do curso anda produzindo.

Uma boa ideia é conversar com os profissionais que já atuam na área, buscar vídeos informativos e outros materiais que exponham as atividades relacionadas a cada carreira. Também é importante pesquisar como anda o mercado de trabalho.

Como está o mercado de trabalho?

Uma coisa é certa: o mercado de trabalho muda com o passar dos anos. Ficar de olho nas projeções para o futuro é fundamental para escolher uma carreira promissora.

Isso acontece porque, do mesmo jeito que profissões são criadas, outras desaparecem. Na hora de fazer a escolha certa para o futuro, é importante estar por dentro da situação do mercado de trabalho.

Já podemos adiantar que tudo o que está ligado à tecnologia tende a ser promissor. O mundo digital evolui a passos largos, e há espaço para analistas de sistemas, engenheiros de tecnologia da informação e cientistas da computação em várias áreas.

A área da saúde é tradicionalmente uma das mais bem-sucedidas e continua merecendo destaque, especialmente para cuidar de pessoas que passam dos 60 anos. Como as pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua longevidade, a tendência é que quem trabalha com a promoção da saúde e qualidade de vida tenha uma carreira promissora.

Além da tecnologia e da saúde, veja quais são as promessas para um futuro profissional de sucesso.

passos que profissão seguir

Especialista em conteúdo digital

Pessoas com formação em Marketing, Administração, Publicidade e capacidade para produzir, editar e gerenciar conteúdo para a web serão cada vez mais requisitadas.

Engenheiro mecânico

O mercado é promissor para profissionais com habilidades para criar maquinário para todas as áreas de atuação, desde a saúde até a de eletrônicos.

Consultor financeiro

Investir em ações está cada vez mais popular e vem deixando de ser uma exclusividade de quem trabalha diretamente com a bolsa de valores. Entender de finanças para auxiliar pessoas físicas ou empresas é uma boa escolha para quem gosta de acompanhar política, economia mundial e simpatiza com números.

Veterinária e mercado pet

Já faz tempo que os pets são considerados membros de suas famílias, e investir no mundo animal pode ser uma boa ideia. O mercado cresce ano após ano no Brasil, que já ocupa o 3º lugar no ranking anual de faturamento.

Professor

Seja para a educação básica, seja para a universidade, os professores continuarão sendo figuras fundamentais na evolução da sociedade.

Como se capacitar?

Não tem segredo: investir nos estudos é a melhor forma para se capacitar. Dependendo da profissão escolhida, é preciso fazer uma graduação ou um curso técnico.

A qualificação não para por aí. Algumas carreiras exigem mestrado e doutorado, enquanto para outras é necessário investir em especialização, MBA ou pós-graduação. O importante é se manter informado, atualizado e qualificado.

O que é importante para decidir a profissão?

É importante considerar alguns fatores na hora de decidir que profissão seguir. Reflita sobre suas habilidades, tanto as que nasceram com você, como as que foram desenvolvidas durante os anos.

Se você teve facilidade para aprender inglês no colégio e percebe que sabe muito do vocabulário quando assiste a uma série, esse é um sinal de que você tem aptidão para assimilar novos idiomas.

Pense no estilo de vida que deseja ter e naquilo que você acredita. Você se incomoda com a quantidade de lixo produzido e faz questão de separar os recicláveis? Esse é um exemplo de preferência que deve ser considerada.

Também é importante refletir sobre suas ambições. Deseja iniciar uma família? Quer se estabelecer em um único emprego pelo resto da vida ou não se incomoda em mudar de carreira futuramente? A possibilidade de montar seu próprio negócio faz seus olhos brilharem?

Quando você responder a essas perguntas, vai estar mais perto de saber que profissão seguir. Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado. Mesmo assim, lembre-se que não há nenhum problema em mudar alguns planos no futuro. O importante é estar sempre em busca da realização profissional!

Gostou de saber mais sobre o assunto? Confira outras dicas para fazer a escolha certa!

Você pode gostar também