O curso de Psicologia está entre as suas possíveis opções de escolha para o vestibular, mas você ainda não tem certeza se essa é a área que deseja para o seu futuro? Não se preocupe! Neste post, você vai entender melhor como se dá a formação para se tornar um psicólogo, quais centros universitários oferecem essa graduação, qual papel esse profissional desempenha na promoção e na manutenção da saúde da população e quais atividades é possível desempenhar no mercado de trabalho ao se tornar um recém-formado.

Acompanhe as informações a seguir e aproveite para sanar dúvidas e questionamentos que você tem sobre a graduação e a carreira em Psicologia!

O que é Psicologia?

A Psicologia é uma área da saúde bastante complexa e ramificada, que se dedica ao estudo, ao diagnóstico, ao tratamento, ao controle da reincidência e à prevenção dos transtornos mentais. As desordens de origem psicoemocional que podem alterar parcial ou totalmente o comportamento, as funções cognitivas e neurológicas, os estados de humor e de bem-estar pessoal, e até mesmo o funcionamento do organismo dos seres humanos são abordadas pela Psicologia.

Alguns exemplos de transtornos são:

  • o bipolar;
  • o de ansiedade;
  • o do sono;
  • os alimentares;
  • os relacionados ao estresse;
  • os dissociativos;
  • os depressivos.

Esses são problemas sérios, que muitas vezes ocorrem de forma conjunta e demandam um acompanhamento psicológico por anos. Em alguns casos (daqueles sem cura efetiva), por toda a vida.

O símbolo da psicologia (símbolo psi) é um tridente, parecido com a 23ª letra do alfabeto grego, denominada psi.

Áreas da Psicologia

Ao se formar, o psicólogo pode dedicar a carreira a mais de 20 áreas de atuação, que envolvem o esporte, a psicanálise, a neurociência, a saúde pública, as teorias psicológicas (psicologia positivista, psicologia animal, psicologia da Gestalt etc.) e muito mais.

Além disso, o Conselho Federal de Psicologia, na resolução CFP nº 013/2007, destaca que o profissional do ramo pode fazer uma pós-graduação e realizar um concurso para se credenciar ao órgão como especialista em um segmento particular da Psicologia, no qual essas áreas se encaixam.

Ao todo, existem 13 atualmente, como aponta o portal do próprio Conselho. Entre elas, podemos destacar Psicologia Clínica, a Psicopedagogia, a Psicologia Hospitalar e a Psicologia Escolar/Educacional.

Curso de Psicologia

A faculdade de Psicologia é um bacharelado com duração de cinco anos. Nesse período, o aluno estuda, debate e reflete criticamente em sala de aula não apenas sobre a origem desse ramo e como ele cresceu dentro da área da saúde, mas também sobre os principais nomes do meio, as abordagens trabalhadas pelos psicólogos, os métodos de avaliação e diagnóstico clínico e as possibilidades de atuação profissional no mercado.

Na grade curricular do curso, você encontra disciplinas como:

  • Análise Experimental do Comportamento;
  • Teoria e Método de Intervenção;
  • Personalidade;
  • Teorias e Técnicas Psicoterápicas;
  • Psicologia e Saúde Coletiva;
  • Psicofarmacologia;
  • Psicologia Jurídica e Forense;
  • Psicologia e Educação;
  • Saúde e Qualidade de Vida no Ambiente Laboral;
  • Psicopatologia.

Além disso, dependendo da instituição de ensino, você ainda realiza de dois a quatro estágios que envolvem atendimento clínico, acompanhamento terapêutico, intervenção em saúde pública e ações organizacionais em empresas públicas e privadas.

Faculdade de Psicologia

Conforme o levantamento do Ministério da Educação, elaborado e divulgado pelo Inep, cerca de 638 instituições de ensino no Brasil oferecem o curso de Psicologia, sendo que a extensa maioria se trata de faculdades particulares. Ao todo são 561 delas, o que representa 87,93% do consolidado. Um percentual bem significativo, não é mesmo?

Abaixo, você confere alguns desses centros universitários (públicos e privados):

  • Universidade Federal do Paraná (UFPR);
  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA);
  • Universidade Estadual Do Centro Oeste (UNICENTRO);
  • Universidade de Fortaleza (UNIFOR);
  • Universidade Católica de Petrópolis (UCP);
  • Faculdade Paraense de Ensino (FAPEN);
  • Faculdade Anhaguera;
  • Centro Universitário do Norte (UniNorte).

Além disso, o mesmo informe do órgão apontou que, apenas em 2018, aconteceram 260.725 matrículas na graduação em Psicologia. Isso significa um aumento de 9,58% em comparação a 2017, quando foram registrados 249.956 ingressantes apenas nesse bacharelado.

pessoas psicologia

Mercado de trabalho

Como dito no tópico das áreas da Psicologia, o psicólogo pode prestar serviço em diversos setores do mercado. Por isso, é possível vê-lo trabalhando não somente nos espaços públicos e privados de saúde (como hospitais, clínicas, postos de saúdes etc.), mas também em centros esportivos, departamentos de Recursos Humanos, tribunais de justiça, perícias criminais, escolas, faculdades, indústrias, departamentos estaduais de trânsito e por aí vai.

O retorno financeiro nessa carreira pode variar muito dependendo do ramo de atuação escolhido. Para comprovar isso, listamos algumas amostras de média salarial levantadas pelo portal Salário em diferentes especialidades. Veja:

Carreira do profissional

A carreira do psicólogo, além de permitir uma atuação abrangente e diversificada dentro do mercado, oferece uma boa gama de cargos concursados, principalmente nas áreas de serviço social, políticas públicas de saúde, atuação emergencial em desastres e perícia criminal. Se o funcionalismo público lhe desperta o interesse, é interessante pesquisar e se informar a respeito dos editais e das chamadas que ocorrem anualmente.

Assim, você pode se preparar com antecedência para as provas, realizar simulados e cumprir com as atividades necessárias para estar dentro dos requisitos dessas seleções.

Como mostrado, a Psicologia é uma formação acadêmica que desenvolve profissionais preparados para cuidar do bem-estar mental e emocional dos pacientes nas mais distintas condições e nos mais diferentes ambientes. Não é para menos que a carreira nessa área tem se destacado no campo da saúde e sido cada vez mais valorizada no mercado de trabalho. Se essa for a sua opção profissional, invista na sua educação e não deixe de se aprimorar mesmo depois de se graduar!

Gostou do texto sobre o curso de Psicologia? Então aproveite e fique por dentro de outras graduações que também são bastante procuradas pelos vestibulandos, como Medicina, Gestão Ambiental, Comércio Exterior, Direito e Administração!

Você pode gostar também