Apresentamos aqui um guia completo sobre a Faculdade Pitágoras. Oferecemos as informações mais relevantes para você que se interessa efetivamente em fazer parte desse centro de ensino, assim como para aqueles que somente têm curiosidade e desejam conhecer um pouco mais sobre o assunto para a tomada de uma importante decisão: onde estudar!

Esperamos que você, que pretende prestar vestibular nessa instituição, possa encontrar todas as suas respostas neste texto, esclarecendo as suas principais dúvidas.

  • O que é a Faculdade Pitágoras?
  • Que cursos presenciais e a distância são oferecidos?
  • Quais são as unidades da Faculdade Pitágoras e suas localizações?
  • Quer conhecer o programa de bolsas de estudo e suas possibilidades de acesso?
  • Como ingressar na Faculdade Pitágoras?

Faculdade Pitágoras

A Faculdade Pitágoras segue importantes diretrizes que a tornam um centro de excelência de estudo, na concepção de Instituição de Ensino Superior (IES). Ela oferece uma atenção especial ao processo de ensino-aprendizagem e à busca pelo conhecimento sendo essas suas principais diretrizes. Tais processos visam o crescimento humano, social e intelectual da comunidade.

Além desses procedimentos, podemos elencar alguns recursos que podem ser encontrados no sistema Pitágoras de ensino. São eles:

  • apoio personalizado: acompanhamento do estudante, em que é avaliado de perto seu rendimento em toda a trajetória acadêmica;
  • sistema de ensino: diferentemente de outros institutos de ensino, o sistema Pitágoras ministra suas aulas de uma forma muito mais preparativa e dinâmica;
  • avaliação continuada: ferramenta fundamental que possibilita que toda a trajetória acadêmica seja acompanhada e ajustada de acordo com cada necessidade;
  • canal conecta: para quem visa o mercado de trabalho, essa é uma grande vantagem, pois o programa une empresas em busca de estagiários e até mesmo contratantes, unindo-os em uma rede estabelecida pela instituição e estudantes em formação.

Cursos presenciais

São os cursos mais comuns sobre o que conhecemos como parte da graduação. É necessário que o estudante tenha algum tempo livre para se dedicar a essa experiência de modo que possa adquirir, por meio dessa formação, não só o aprendizado, mas também a interação com outras pessoas, recursos da universidade etc.

Nesse contexto, ele contará com elementos como:

  • suporte dos professores, monitores e estagiários;
  • sociabilidade mais direta com alunos e outros pares;
  • estrutura para realizar e assistir aulas teóricas e práticas nos prédios.

Além disso, vale mencionar que eles contam com as DIs (disciplinas interativas). Configuram-se como um acesso prévio do estudante para o mercado de trabalho, pois já o inserem para obter experiências e facilitar a sua entrada na disputa por boas vagas no futuro e conexões com profissionais que já estão trabalhando no mercado.

Cursos EaD

A modalidade de Educação a Distância (EaD) tem ganhado um inegável espaço no cenário da educação brasileira. De fato, nem todos os cursos precisam de encontros diretos com os professores para que seus conteúdos sejam transmitidos. É óbvio que a formação presencial oferece benefícios interessantes, mas nem sempre é possível realizá-la.

Sendo assim, o EaD é uma opção viável tanto pela redução dos custos como pela facilidade de romper as barreiras geográficas que limitam o acesso de muitos estudantes ao ensino superior. Na Faculdade Pitágoras são oferecidas três modalidades com caráter online para a graduação, funcionando das formas descritas a seguir.

Flex

Este é um método inovador, proposto pela instituição, em que o estudante deve ir ao campus físico cerca de duas a três vezes na semana e completar o restante dos estudos por meio de vídeo-aulas e outros recursos virtuais.

Semipresencial

O formato semipresencial é uma boa ideia para quem não tem tempo de frequentar a faculdade, mas ainda assim necessita de algum acompanhamento um pouco mais direto. Nesse caso, o graduando precisa ir à faculdade apenas uma vez por semana, sendo que o restante do curso é ministrado pela plataforma digital da Pitágoras. É uma ideia interessante, pois possibilita o acesso às dependências e outros recursos da faculdade como: salas de estudo, biblioteca, laboratórios e até mesmo a interação com outros alunos.

A distância

Nesse caso, o ensino é feito inteiramente a distância, ideal para quem realmente não tem possibilidade ou tempo para frequentar as aulas no campus. É uma modalidade que tem crescido bastante, ideal para ser feita em uma instituição com tradição nesse tipo de ensino, contando com um ambiente virtual moderno e acessível.

Faculdade Pitágoras: unidades

As unidades da Faculdade Pitágoras são distribuídas em todo o território nacional, atualmente com sede em pelo menos 15 estados. Existe uma concentração maior de unidades em Minas Gerais, mas podem ser encontradas também em estados como:

  • Alagoas;
  • Bahia;
  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  • São Paulo.

Bolsas de estudos

FIES e PROUNI

Existem algumas formas de entrar na Faculdade Pitágoras por meio de programas sociais e bolsas de estudos. Uma delas é o já conhecido programa de financiamento do governo federal — o Fies. É importante ressaltar que houve mudanças na política pública recentemente, sobre as quais o estudante deve ficar atento.

No ano de 2020, o programa contará com pelo menos metade do número de vagas disponíveis para financiar os cursos de estudantes que desejam entrar em faculdades particulares. Portanto, vale ficar atento aos prazos e inscrições online.

Outro programa — o Prouni — também pode ser acessado para uma forma de financiamento que não precisa ser retornado pelo estudante mais tarde, ou pelo menos ter o gasto de somente metade do curso. Nesse caso, dependerá das notas na prova do Enem para garantir tais benefícios.

Outras parcerias

Além de programas do governo, a rede Pitágoras também mantém parcerias com instituições privadas e desenvolve suas próprias linhas de financiamento. É o caso dos programas Créditos Universitários Pravaler e o Validata.

Nesses casos, o estudante pagará apenas metade do custo da mensalidade, mas isso deverá ocorrer apenas algum tempo depois de se formar em cada curso. Além disso, eles oferecem também facilidades com relação à cobrança de juros e a possibilidade de pagar apenas uma parcela a cada mês, isso depois do dobro de tempo subsequente à formatura do aluno, de acordo com cada graduação.

Como ingressar na Faculdade Pitágoras?

Existem diferentes formas de ingressar na Faculdade Pitágoras:

  • vestibular tradicional: maneira mais conhecida de acesso às faculdades brasileiras. Basta fazer a inscrição junto à Faculdade Pitágoras e prestar a prova no dia marcado;
  • utilização da nota do Enem: uma forma de acesso que tem sido aderida cada vez mais por instituições públicas e privadas. Você pode utilizar a pontuação do Enem para obter aprovação da rede Pitágoras de acordo com a nota exigida por cada curso;
  • transferência: é o caso de quem já está cursando a graduação, mas deseja mudar para uma das Faculdades Pitágoras. Os pedidos devem ser feitos presencialmente e requerem uma lista de documentos exigidos que devem ser levados no dia.

Como você pôde perceber, a Faculdade Pitágoras oferece vantagens muito interessantes para quem está ingressando no ensino superior. Além de já ser uma instituição de renome e tradição, conta com uma infraestrutura otimizada e diversas formas de acesso à sua rede de ensino.

Tem dúvidas sobre qual curso escolher? É possível resolvê-las objetivamente com as dicas que damos nessas leituras!

Você pode gostar também